domingo, 4 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente.



O dia 05 de junho foi instituído como Dia Mundial do Meio Ambiente em 1972 durante a 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo na Suécia. A partir deste encontro internacional é que se iniciaram debates efetivos nas instituições e na sociedade sobre os problemas ambientais globais e a importância da conservação e preservação dos recursos naturais, até então considerados inesgotáveis.

A Conferência de Estocolmo iniciou uma mudança nas formas de ver e tratar os temas ambientais e estabeleceu diversos princípios orientadores às políticas ambientais no planeta, orientando os países membros da ONU para adotarem medidas de proteção dos seus recursos naturais, ecossistemas e áreas ecologicamente importantes, assim como também medidas e legislações que assegurem o desenvolvimento humano integrado e saudável em relação aos ambientes naturais ou urbanos. Outras conferências da ONU reforçaram estas preocupações, como a Rio 92 realizada no Brasil que estabeleceu a Agenda 21, a Rio + 10 realizada em Johanesburgo na África do Sul e Rio + 20 que destacou a economia verde e as estruturas institucionais para o desenvolvimento sustentável.

No entanto, mesmo com os compromissos assumidos, muitos problemas ambientais globais e locais ainda persistem como ameaças ao presente e futuro da humanidade. Entre os principais, a destruição de extensas áreas naturais e a erosão da biodiversidade, os reflexos do aquecimento global e a dependência dos combustíveis fósseis, a produção e disposição inadequada dos resíduos sólidos incluindo-se os tecnológicos, o aumento da população e a ausência de programas universais de saúde pública, abastecimento inadequado de água e da universalização do saneamento básico, os conflitos entre nações e o deslocamento de refugiados ambientais são preocupações que ainda impactam e condicionam as políticas públicas e o desenvolvimento pleno da cidadania.

Neste sentido, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante para a reflexão pessoal e comunitária sobre os rumos e decisões coletivas e individuais necessárias a nossa responsabilidade humana para com as atuais e futuras gerações. “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta que afeta o bem estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos [...] e um dever de todos os governos”. Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente Humano – 1972.

Antonio Silvio Hendges, Professor de Biologia, pós graduado em Auditorias Ambientais, assessoria e consultoria em educação ambiental e resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário