segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Agentes em Educação Ambiental - Primeiro curso do Brasil é realizado pelo Cenatec.

O Cenatec e o Projeto Escolas Sustentáveis realizaram no dia 21/10/2016 o primeiro curso de Agentes em Educação Ambiental do Brasil, no auditório do Sindicato Rural de Soledade e Região no RS. Este não é um curso com uma abordagem  teórica da educação ambiental, mas propõe como objetivos capacitar e formar os participantes para atuarem com ações integradas e contextualizadas de responsabilidade socioambiental em suas ações e atitudes cotidianas e profissionais.

Os conteúdos, relacionados com conhecimentos que podem ser utilizados nas mais diversas atividades humanas, foram reunidos em uma apostila impressa em papel reciclado e também enviada por email em PDF aos participantes.

Os principais temas abordados foram:

- Conceitos de educação ambiental;
- Política Nacional de Educação Ambiental - Lei 9.795/1999;
- Educação ambiental e formação/capacitação de recursos humanos;
- As preocupações ambientais dos governos, empresas e consumidores;
- Ações ambientais nas escolas e comunidades escolares;
- Educação ambiental e resíduos sólidos;
- Educação ambiental e saúde pública;
- Passivos e ativos ambientais;
- Econegócios e ecoturismo;
- Projetos de educação ambiental.


Participaram do curso várias entidades como secretarias de educação, meio ambiente, assistência social, sindicatos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS Polo Soledade, Universidade Aberta do Brasil - UAB Polo Tio Hugo, Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Lopes de Almeida, estudantes, professores, advogados e comunidade.








O certificado, com 8 horas, confeccionado em papel reciclado em oficinas de aprendizagem realizadas pela nossa parceira de Fortaleza/CE, Maria Salete Rocha, que realiza esta atividade através de projetos com prefeituras e entidades da sociedade civil.


O curso foi calculado para ter o menor impacto possível sobre os recursos naturais, minimizando o passivo ambiental decorrente das atividades.


A realização deste primeiro curso do Brasil de Agentes em Educação Ambiental foi possível através de uma parceria do Cenatec, com apoio financeiro e logístico do Sindicato Rural de Soledade e Região/RS e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço/RS.




Se sua entidade, empresa, município, instituição, sindicato, cooperativa ou pessoa física, tem interesse em realizar este curso em sua região, solicite-nos informações pelo email: cenatecltda@gmail.com; Skype: cenatec4; Telegram: @Cenatec

Faça você mesm@: mude o mundo!

Prof. Antonio Silvio Hendges - Cenatec e Projeto Escolas Sustentáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário