quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Projeto Escolas Sustentáveis - O futuro está presente!


1 - APRESENTAÇÃO

Escolas Sustentáveis é um projeto coletivo de responsabilidade ambiental e social coordenado pelo Centro de Assessoria em Resíduos Sólidos e Educação Ambiental – Cenatec.

Realizado através de oficinas, palestras, seminários, fóruns e cursos direcionados à capacitação dos educadores e comunidades escolares das escolas públicas e comunitárias para o ensino e o desenvolvimento de projetos contextualizados, integrados e eficientes de educação ambiental nas comunidades escolares, incluindo este tema de formas inter, multi e transdisciplinares nos sistemas formais de ensino, possibilitando a formação de parcerias e o diálogo com as empresas, sindicatos, cooperativas, associações, veículos de comunicação, órgãos públicos e sociedade, responsáveis pela educação ambiental não formal no Brasil (Lei 9.795//1999 e Decreto 4.281/2002)

Os projetos podem ser elaborados para atenderem demandas específicas dos apoiadores, parceiros e/ou comunidades escolares e são realizados em uma ou mais etapas, dependendo da proposta pedagógica e das necessidades identificadas durante a sua construção.


2 – JUSTIFICATIVA

A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999, artigo 1º) estabelece que educação ambiental seja “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” e deve estar presente em todos os níveis e modalidades de ensino em caráter formal.

Informalmente deve ser desenvolvida por “ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente” (artigo 13) que devem ser implantadas e estimuladas interna ou externamente por todas as empresas e entidades da sociedade civil.

Os educadores públicos e comunitários são fundamentais como agentes de estímulo e capacitação dos alunos e comunidades escolares para a aquisição de conhecimentos e práticas integradas com a preservação da qualidade de vida, dinamizando e fortalecendo o aprendizado coletivo necessário à sustentabilidade.

O Projeto Escolas Sustentáveis é uma ferramenta para a aproximação entre a educação ambiental formal e não formal, possibilitando a parceria e o apoio das empresas, sindicatos, cooperativas, associações, ONGs, pessoas físicas e setores comunitários interessados no desenvolvimento do ensino/aprendizagem e projetos contextualizados, eficientes e eficazes de sustentabilidade nas escolas públicas e comunidades escolares, estimulando a responsabilidade social e ambiental das entidades e pessoas relacionadas com estas ações coletivas.

Nossas ações estão inseridas no contexto da Agenda 21, Rio + 20 e Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, que estimulam e recomendam a formação e o desenvolvimento de parcerias entre a sociedade, os órgãos e instituições públicas e os setores produtivos para o desenvolvimento da educação ambiental.


Escolas Sustentáveis - O futuro está presente!

Primeiro projeto do Brasil com estas características.

Palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos para educadores, alunos, comunidades escolares e gestores municipais – Seminário Integrado de Educação Ambiental do Ensino Médio Politécnico do Instituto Estadual São José, dezembro/2013 – Auditório da Cooperativa de Crédito Sicredi Botucaraí – Soledade/RS.


3 – OBJETIVOS

- Capacitar os educadores das escolas públicas para o ensino contextualizado, eficiente e eficaz da educação ambiental de formas multi, inter e transdisciplinares;

- Possibilitar o desenvolvimento de projetos integrados que estimulem a cidadania e a responsabilidade ambiental e social nas comunidades escolares;

- Desenvolver pesquisas sobre a educação ambiental e sua aplicação nos sistemas formais e não formais de ensino;

- Desenvolver metodologias pedagógicas para o ensino da educação ambiental que respeitem e estimulem as representações sociais positivas das comunidades escolares sobre o meio ambiente em que estão inseridas;

- Contribuir para a construção de um país sustentável, com a livre iniciativa, a colaboração e o diálogo entre a educação pública e a sociedade como um dos fatores fundamentais a este desenvolvimento.

 Encerramento do Seminário de Gestão Urbana Sustentável – Auditório Dante Barone – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, junho/2014 – Antonio Silvio Hendges, Coordenador do Projeto Escolas Sustentáveis.


 4 – METODOLOGIA

O Projeto Escolas Sustentáveis é realizado através de oficinas, palestras, seminários, fóruns e cursos direcionados à capacitação dos educadores das escolas públicas e comunidades escolares para o ensino/aprendizagem contextualizado da educação ambiental de formas inter, multi e transdisciplinares e o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas áreas de influência destas escolas e suas comunidades.

As atividades são realizadas por educadores e palestrantes qualificados, com experiência comprovada na área  de Educação Ambiental, com enfoque nos seguintes temas, que podem ser ampliados de acordo com as características e necessidades específicas dos projetos desenvolvidos e das comunidades escolares:

- Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas Urbanas e Rurais.

- História, Perspectivas e Metodologias da Educação Ambiental.

- Educação Ambiental e Resíduos Sólidos.


 Seminário em Barros Cassal/RS - 21/09/2014, Dia da Árvore.


5 – EXECUÇÃO E DIVULGAÇÃO

O Projeto Escolas Sustentáveis é executado através de parcerias com empresas, sindicatos, cooperativas, associações, ONGs, órgãos gestores do ensino, pessoas físicas, partes interessadas, grupos específicos e financiamento comunitário. 

Também assessoramos diretamente aos municípios, empresas e organizações nas suas demandas relacionadas com a Educação Ambiental e o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas comunidades escolares e em suas áreas de ação.

O slogan “Escolas Sustentáveis – O futuro está Presente! identifica o projeto e está relacionado não apenas com a presença deste projeto nas escolas, mas que o futuro está presente em nossas ações (ou omissões) coletivas, configurando no presente o modelo ambiental e social que teremos no futuro.

O futuro está presente!

Obs.: A foto acima tem origem no blog escolasustentávell.blogspot.com.br, criado pelos alunos do 1° ano A e B do Ensino Médio da Escola Rio Tocantins-CAIC, localizado na cidade de Marabá, no Estado do Pará, no Brasil. O Objetivo desse Blog é conscientizar a todos a cuidar melhor do meio ambiente de forma sustentável. Também esse Blog faz parte de um Projeto da Feira de Ciências da escola.

Nosso email: escolasustentavelbrasil@gmail.com 

Procure-nos também nas redes sociais Linkedin e Facebook. 

4 comentários:

  1. Parabéns Escolas Sustentáveis pelas iniciativas junto as escolas, fomentando Conscientização e Educação Ambiental e possibilitando um futuro melhor para as presentes e futuras gerações.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo lindo Projeto...
    caminhamos juntos em busca da evolução!

    ResponderExcluir
  3. O futuro da sustentabilidade está na escola. A ESCOLA SUSTENTÁVEL está no caminho certo ao desenvolver projetos junto às comunidades escolares, pela sua dimensão. Pois, atinge educadores, alunos e seus responsáveis.

    ResponderExcluir